Sites responsivos se adaptam a qualquer tamanho de tela, independentemente de se tratar de um computador, tablet ou celular. Mas além dessa definição técnica, a responsividade também oferece uma experiência muito mais positiva para os usuários.

Oferecer uma boa experiência atualmente é fundamental para conquistar consumidores satisfeitos. Uma característica intrínseca da tecnologia é que ela avança constantemente, e sempre aparece um dispositivo novo e mais moderno.

Cada vez que esses aparelhos são lançados, fica mais difícil fazer com que um site comum possa ser acessado por meio deles. Também seria impossível modernizar as plataformas para que elas acompanhem os novos dispositivos.

Tendo em vista que a tecnologia evolui muito rapidamente, os sites responsivos vieram para acompanhar todas essas mudanças e garantir que sua empresa esteja sempre na palma da mão dos usuários.

Esse tipo de plataforma se adapta perfeitamente a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar seus elementos. Para ter um, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o seu conceito, e é justamente sobre isso que trata este artigo.

Vamos explicar o que é site responsivo, falar um pouco sobre sua importância e mostrar os benefícios que ele traz para empresas e consumidores. Confira!

Entenda o conceito de site responsivo

Site responsivo é um tipo de design que se adapta perfeitamente a diferentes tamanhos de tela, organizando bem seus elementos e proporcionando uma boa experiência aos visitantes.

O site é o mesmo e possui o mesmo domínio, conteúdos, imagens e URL, sendo que se altera conforme as configurações de tela do dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Ao criar esse tipo de plataforma, uma clínica de psicopedagogia disponibiliza um site mobile friendly. Hoje em dia, a maioria das pessoas acessa a internet por meio de seus dispositivos móveis.

Ninguém mais precisa esperar em casa para acessar a internet pelo computador. Afinal, as conexões móveis permitem navegar em qualquer tipo de plataforma, de qualquer lugar e seja qual for o momento.

Qualquer empresa que não se encaixe a essa realidade e necessidade, aos poucos vai perder espaço no mercado.

É aqui que entra o site responsivo, em que o layout se modifica, ao passo que o tamanho da tela se altera. É por essa razão que é necessário estabelecer layouts fluídos, imagens flexíveis e configurações de folhas de estilo.

Mas para que o site do seu negócio seja realmente adaptável a qualquer tipo de aparelho, é necessário muito mais do que técnica de desenvolvedor.

Uma de suas necessidades é planejar a interface com o usuário em diferentes tipos de dispositivos, sempre levando em conta a relevância dos materiais e de que maneira eles funcionam em cada contexto de uso.

A importância de um site bem configurado

Hoje em dia, qualquer tipo de empresas pode contar com sites responsivos, como uma escola de cursos de coach, mas nem sempre foi assim.

Essa adaptação de layouts surgiu devido à explosão do uso dos smartphones e tablets para acessar a internet. Cada aparelho possuía sua própria configuração, o que exigia dos desenvolvedores uma solução a cada novo lançamento.

Isso seria completamente inviável, tendo em vista a quantidade de modelos e marcas de smartphones existentes no mercado. Então surgiu o design responsivo, que veio para solucionar esse problema de uma vez por todas.

Depois de sua criação, as empresas não precisam mais desenvolver um site novo, toda vez que um novo aparelho surgisse.

É inegável que os smartphones evoluíram muito e fez com que as pessoas passassem a usar o celular para diferentes atividades do dia a dia, como:

  • Acessar as redes sociais;
  • Ler e-mails;
  • Visitar sites e blogs;
  • Fazer compras;
  • Pagar contas.

Em outras palavras, o smartphone é nosso parceiro do dia a dia. Ele não substitui outros tipos de dispositivos, como os desktops e notebooks, mas sem dúvidas são o principal recurso para acessar a internet atualmente.

Muitas organizações, como uma empresa de arquitetura e reforma, logo compreenderam essa mudança de comportamento. Só que outras ainda não compreenderam sua dimensão.

É exatamente por isso que ainda encontramos sites que não se adaptam ao formato de tela do celular, que demoram para carregar ou que possuem conteúdos elegíveis, uma vez que foram criados apenas para computadores.

Diante dessa situação, a primeira coisa que as pessoas costumam fazer é desistir da visita, então a marca perde uma oportunidade de ouro de fazer negócio.

Por outro lado, ter um site responsivo é a melhor maneira de atender às necessidades dos usuários, independentemente do tipo de dispositivo que eles utilizam.

Seu negócio também precisa se adaptar a essa realidade porque 58% das pessoas no Brasil acessam a internet exclusivamente pelo celular.

Além disso, 79% das pessoas que moram nas áreas rurais acessam a internet pelos smartphones, e 85% dos pertencentes às classes D e E também navegam pela internet por meio desse dispositivo.

Vantagens do site responsivo

Uma empresa de assistência técnica notebook deve compreender o que está por trás desse tipo de plataforma. É assim que vai conseguir criar uma plataforma que corresponda às expectativas do público.

Contudo, deixando um pouco as questões técnicas de lado, um site responsivo adapta o negócio à realidade dos consumidores modernos, que pesquisam, compram e pagam contas pelo celular.

Por essa razão, independentemente de qual seja o segmento do seu negócio, criar uma plataforma responsiva traz vantagens como:

1 – Fácil gerenciamento

É muito mais fácil gerenciar um site responsivo, pois o responsável administra, atualiza e edita apenas uma plataforma, sem falar que as adaptações entre desktop e mobile são feitas automaticamente.

Por outro lado, as companhias que preferem manter uma versão para desktop e outra para celular precisam trabalhar com duas gestões diferentes.

Independentemente disso, toda vez que um hospital veterinário zona sul precisar atualizar um site responsivo, deve apenas atualizar os diferentes tipos de aparelhos para os quais a configuração é feita.

2 – Aumenta a divulgação do site

Sites responsivos possuem a mesma URL, que pode ser acessada por qualquer tipo de dispositivo. Assim, fica mais fácil divulgar o endereço virtual do negócio, uma vez que ele só precisa informar um endereço, que poderá ser acessado de qualquer aparelho.

Essa facilidade não existe quando a marca possui um site para a versão mobile e outra para computadores comuns. Sem falar no fato de que se o usuário acessar uma versão errada do site para o dispositivo que está usando, terá uma experiência negativa.

3 – Melhora as estratégias de SEO

Search Engine Optimization, ou SEO, trata-se de um conjunto de estratégias que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Uma das otimizações que as clínicas masculinas precisam fazer é em relação ao layout de seu site. A boa notícia é que o design responsivo se encaixa perfeitamente às exigências do Google, portanto, ele otimiza suas páginas.

O objetivo do buscador mais famoso do mundo é garantir sempre a melhor experiência aos usuários, e o site responsivo oferece uma boa experiência porque possibilita que as pessoas tenham acesso à informação, de qualquer tipo de dispositivo.

Os usuários ficam mais tempo nas páginas, interagem mais com as publicações, e clicam em mais links.

4 – Aumenta o número de conversões

Se uma pessoa não teve nenhum tipo de dificuldade para acessar o site de uma transportadora pequenas cargas, então sua experiência foi muito positiva, por isso, é natural que ela se interesse em fazer negócio.

Por outro lado, se a página não carregar rapidamente ou se os elementos ficam muito confusos na tela do dispositivo, dificilmente o usuário vai conseguir interagir com a empresa e muito menos fazer negócio com ela.

Para converter um visitante em lead, e este em cliente, primeiro esse visitante precisa conseguir acessar as plataformas oficiais da marca e ser inserido em seu funil de vendas.

5 – Diminui as taxas de rejeição

A taxa de rejeição mostra quando o visitante acessou o site e fechou a página logo em seguida, sem realizar nenhum tipo de interação.

Isso costuma acontecer quando a pessoa não encontrou o que queria ou não conseguiu fazer o que precisava.

Mas se uma empresa de serviços funerários oferece uma plataforma responsiva, poucas pessoas vão desistir da visita, pois conseguem interagir com as páginas, encontrar o que precisam e fazer o que gostariam.

Conclusão

O objetivo do design responsivo não é apenas ajustar as páginas a qualquer tamanho de tela, mas também garantir uma experiência positiva para os usuários. Uma vez que oferece boa usabilidade, é natural que os usuários se sintam mais satisfeitos.

A satisfação dos consumidores é peça-chave para o sucesso de qualquer tipo de organização, e uma vez que as pessoas estão sempre conectadas, as boas experiências também devem partir da internet.

Ter um site responsivo é acompanhar as tendências, manter o seu negócio com boa visibilidade e estar sempre perto do público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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