O cargo do CISO, encarregado da segurança da informação, nunca esteve tão ameaçado. Os ataques e sequestros de dados não param de crescer, o que requer cada vez mais atualização e capacitação dos profissionais de TI e de cibersegurança. Nesse cenário, a Picus, especializada em simulação contínua de invasão e ataque, lança a Picus Purple Academy, que oferece cursos avançados de segurança cibernética, com acesso aberto e gratuito.
O objetivo do programa da Picus é aumentar e melhorar a formação e os conhecimentos dos profissionais de TI e de Cibersegurança sobre ataques cibernéticos. “O nome Purple faz uma alusão, pois essa cor é a mistura de Vermelho (Red) com Azul (Blue), às duas equipes: Red Team e Blue Team. O Red Team está sempre buscando por novas vulnerabilidades e ameaças, enquanto ao Blue Team cabe a tarefa de defender a organização”, explica Gabriel Camargo, diretor de produtos da CLM, distribuidora latino-americana de valor agregado que representa as soluções da Picus Security na região.
A iniciativa, de acordo com o executivo, vai ao encontro de um dos principais objetivos da CLM que, por meio da CLM University, braço educacional da distribuidora, oferece uma variedade de cursos de capacitação gratuitos para os profissionais de TI. “Os cursos da Picus brevemente estarão disponíveis na CLM University e reforçam nossa estratégia de ampliar, sempre, os conhecimentos dos profissionais para poderem atender, de forma assertiva, todas as necessidades das suas organizações”, assinala.
Os cursos oferecidos, todos com duração de uma hora, geram um CPE – Educação Profissional Continuada – de crédito, têm abordagem prática, o que facilita a capacitação, e desenvolvem habilidades cruciais para os profissionais de TI e de segurança da informação impulsionarem suas carreiras. “O conhecimento adquirido por equipes vermelhas, azuis e roxas permite que os alunos apliquem imediatamente o que aprenderam em seu trabalho”, comenta Camargo.