Solução ajuda companhias de todos os tamanhos a identificar, avaliar e monitorar vulnerabilidades, sejam delas próprias ou de terceiros que estão conectados ao negócio

O número crescente de ataques cibernéticos às organizações e os custos altos associados à recuperação de um ataque virtual tornam a gestão de risco contra cibercrimes um componente crítico em qualquer estratégia de negócio. Por isso, a Alerta Security, fornecedora de serviços gerenciados de segurança digital, anuncia que fechou uma parceria com a FortifyData para trazer ao Brasil, com exclusividade, o portfólio de gestão automatizada de riscos cibernéticos da empresa americana.

A plataforma de gestão de riscos de segurança cibernética da FortifyData ajuda companhias de todos os tamanhos a identificar, avaliar e monitorar vulnerabilidades, sejam delas próprias ou de empresas terceiras que estão conectadas ao negócio.

Por meio de um sistema de pontuação que quantifica o grau de risco das ameaças encontradas nos ambientes interno e externo (redes e Nuvem), as áreas de TI e GRC (Governança, Risco e Conformidade) conseguem visualizar, de forma única, o que deve ser priorizado, tendo em vista essa classificação, que leva em conta a probabilidade de ocorrência de eventos e seu impacto no negócio.

O recurso de pontuação utiliza análise estatística e monitoramento contínuo da rede e da camada de aplicativos de uma empresa, além da reputação de IPs e registros no histórico de violações. Diferentemente de outras soluções ou recursos de pontuação de risco do mercado, o da FortifyData pode ser customizado com modelagem de risco de acordo com as necessidades de cada empresa.

O painel ou dashboard da plataforma fornece uma grande quantidade de informações de monitoramento de servidores e estações de trabalho. Caso ocorram problemas de segurança, isso ficará visível para que sejam corrigidos rapidamente. O rastreamento inclui a checagem de vulnerabilidade e cadência de patches, gerenciamento de terceiros e um monitoramento que notifica se os dados de um usuário estão à venda na dark web, permitindo uma resposta proativa mais rápida a possíveis pontos de comprometimento da segurança.

O CEO da FortifyData, Victor Gamra, ressalta que o Brasil é um mercado estratégico e uma porta de entrada para a empresa no continente. “A Alerta Security é uma empresa consolidada no segmento de segurança digital. Juntas, vamos ajudar as companhias locais a ter avaliações mais precisas de exposição a riscos e facilitar a tomada de decisão para medidas corretivas de segurança cibernética”, afirma o executivo.

No mercado há 18 anos e com uma carteira de mais de 150 clientes, a Alerta Security fornece soluções de serviços gerenciados de detecção e respostas a incidentes de segurança digital no formato de assinatura mensal e no modelo SaaS. Por meio de um Centro de operações de segurança e rede, na tradução (SNOC) próprio, que monitora toda a movimentação nas redes dos clientes.

Para a empresa, esta é uma oportunidade de complementar sua oferta com a integração de informações de vulnerabilidades, dando às organizações uma visão completa de sua exposição aos riscos.

Indicar os riscos de uma forma priorizada e contextualizada para as organizações e ainda quantificar o seu impacto financeiro proporcionará aos nossos clientes uma vantagem competitiva na defesa cibernética e na atribuição eficaz do orçamento de segurança

Antonio Lino, Sócio Diretor da Alerta Security

Gerenciamento de terceiros é prioridade

Um diferencial, apontado por Lino, que agrega valor à oferta do FortifyData é o gerenciamento de risco de terceiros. Segundo o executivo, esta é uma das maiores preocupações das empresas.

O fato é comprovado por uma pesquisa global de gerenciamento de risco de terceiros da Deloitte (de 2021). O estudo aponta que o investimento em inteligência de risco é uma prioridade fundamental para os entrevistados, à medida que os cibercriminosos se tornam cada vez mais sofisticados em ataques que exploram a cadeia de fornecedores.

Da mesma forma, a empresa de pesquisa e aconselhamento Forrester incluiu em suas previsões para 2022 que 60% dos incidentes de segurança resultarão de problemas com terceiros. Ainda de acordo com a consultoria, 55% dos profissionais de segurança relataram que sua organização sofreu um incidente ou violação envolvendo a cadeia de suprimentos ou fornecedores terceirizados nos últimos 12 meses.

Saiba mais em: https://www.alertasecurity.com.br/monitoramento-riscos-ciberneticos/

Alerta Security