Um plano de conscientização de segurança é uma maneira de garantir que todos em sua empresa tenham um nível adequado de conhecimento sobre segurança, além de um senso apropriado de responsabilidade. E o principal objetivo do plano de conscientização é proteger o ativo de informações da empresa para garantir a continuidade dos negócios, minimizar os danos e reduzir eventuais prejuízos financeiros.
Por que investir em campanhas de conscientização de segurança?
Por mais que você invista milhões em tecnologias as pessoas ainda são o elo mais fraco nas tentativas de uma empresa de proteger seus ativos de informação — seja dentro de seus sistemas de TI ou documentos impressos. No entanto, na maioria das vezes, eles são o aspecto mais negligenciado do sistema de gestão de segurança de informações.
Você pode achar que seus dados estão seguros, mas se os colaboradores da sua organização não tiverem o treinamento certo ou um entendimento prático de suas políticas e os riscos potenciais, todas as suas defesas poderão ser facilmente desviadas.
As empresas devem perceber que não podem proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade de seus ativos de informação sem garantir que todas as pessoas envolvidas no uso tenham o conhecimento adequado das ferramentas e técnicas necessárias para proteger os ativos de informação pelos quais são responsáveis.
O plano de conscientização estimula e motiva os funcionários treinados a se preocuparem com a segurança e continua lembrando-os dos impactos e consequências de não levar a segurança a sério.
Além disso, é provável que um programa de conscientização de segurança seja significativamente menos dispendioso do que outras medidas de segurança, aquisição de tecnologias específicas para proteção ou a contratação de uma empresa externa para conduzir treinamentos de segurança. Ou seja, o plano é o primeiro passo para proteger sua empresa.
Como ir além do plano de conscientização?
Um bom plano de conscientização sobre segurança da informação é o primeiro passo para proteger a sua empresa. Para atingir uma maior maturidade em proteção é preciso investir em tecnologia, como um bom antispam corporativo, para evitar ataques dirigidos de forma automática, e até um bom secure web gateway, para garantir uma navegação mais segura.