Uma vez Steve Jobs disse “A tecnologia move o mundo”, será que ele previa o momento que estamos vivendo hoje?

Não só a vida das pessoas mudou durante essa pandemia, as empresas tiveram que mudar seu método de trabalho para conseguir seu lugar no mercado.

O que as empresas ainda estavam descobrindo sobre os benefícios da tecnologia, hoje já está em prática para não ficar fora do mercado e perder clientes.

De certo modo a pandemia nos trouxe um mundo de possibilidades dentro da tecnologia. Fez as empresas enxergarem coisas que ainda não enxergavam, por exemplo, o home office, as reuniões online, o marketing digital.

A tecnologia não parou o seu avanço durante esses anos, mas acho que o momento que ela está mais avançando é durante essa pandemia, onde ela tem sido mais utilizada e está trazendo benefícios para milhares de empresas.

Quer saber mais? Continue lendo.

A Influência Tecnológica

É normal vermos empresa usando software para algumas funções dentro da empresa, por exemplo, controle de ponto de  colaboradores, sistema financeiro, agendamento e etc.

A tecnologia não é mais um diferencial, mas uma obrigação para qualquer empresa. Empresas que não tem recursos tecnológicos pode ficar para trás no mercado e perder clientes.

O que não era necessário no passado, agora se torna um requisito. Cada vez mais a tecnologia favorece mais as profissões e pode ajudar a abrir mais portas para conseguir clientes.

O que antes era um trabalho árduo para conseguir clientes, com a tecnologia começou a ficar mais fácil, não que não tem que se esforçar para isso, mas a tecnologia oferece meios para você aproveitar e gerar mais leads.

O que não falta hoje são softwares para determinadas funções. Todos os segmentos podem usufruir da tecnologia em algum sentido e agora durante a pandemia aquele que não souber utilizar esse meio pode ficar para trás.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, a disputa entre os concorrentes está cada vez mais difícil, pois mostrar que você é melhor que o seu concorrente não é nada fácil.

Hoje, para se destacar no mercado a empresa precisa de um diferencial. As pessoas não estão procuram apenas um produto ou serviço, elas querem qualidade e benefício, uma marca forte e influente.

Para conseguir isso a tecnologia é a melhor forma que existe.

Por exemplo, o marketing digital oferece uma série de ferramentas onde os profissionais podem postar conteúdos sobre a sua área, educando o mercado e gerando valor para a sua marca.

Como um dentista, pode investir em um blog e produzir conteúdos sobre implante dentário valor, falando sobre os valores, procedimento, dando dicas para pessoas que procuram sobre esse assunto porém não tem conhecimento.

Esse profissional estará educando o mercado e mostrando que ele tem domínio sobre o assunto e gerando valor para sua marca.

Quando um profissional sabe usar a tecnologia a seu favor ele pode ser um destaque no seu segmento.

A tecnologia e o mercado de trabalho durante a pandemia

Com a chegada do Covid-19 a vida de milhões de brasileiros mudou. Suas rotinas de trabalho, suas ferramentas e até mesmo suas estratégias.

Muitas empresas descobriram o que é o home office, gestão de colaboradores online, reuniões onlines e outras ferramentas.

O home office salvou o emprego de muitas pessoas, pois sem poder sair de casa é a única maneira de continuar o seu trabalho. 

Para os gestores talvez seja um desafio acompanhar a produtividade dos seus colabores de longe. Mas existe um sistema de ponto online, onde os gestores acompanham as horas de trabalhos e softwares de relatórios online, as metas que mesmo em casa ainda é possível atingir.

O mundo das reuniões online por mais que seja novo para algumas empresas tem sido a solução para muitos empresários, profissionais da área da saúde, da área jurídica, entre outros.

Por exemplo, a área da saúde está utilizando esse meio para consultas online, com isso, nem o profissional e nem o paciente correm risco pois não precisam sair de casa. Por mais que não sejam todas as consultas que podem ser feitas online ainda é um meio onde por exemplo os dentistas têm se destacado bastante.

Os dentistas podem atender online para falar sobre implante dentário ou cuidados com o aparelho ortodôntico, tirando dúvidas, falando sobre os cuidados necessários e acompanhando seus pacientes mesmo de longe.

Outro benefício que a tecnologia está trazendo para o mercado e está ficando mais forte durante a pandemia é o marketing de conteúdo.

Cada vez mais as empresas têm usado essa estratégia para promover a sua marca e gerar mais leads. Por mais que o objetivo do marketing de conteúdo não seja esse, é um benefício que ele traz.

O marketing de conteúdo tem como objetivo a produção de conteúdos relevantes e ricos de informações para os consumidores. Mas através disso as marcas conseguem gerar mais leads e se tornar mais conhecidas no mercado.

A tecnologia também oferece ferramentas para os profissionais saberem o que seus consumidores tem procurado, o que eles pensam, o que eles leem. 

O investimento em tecnologia tem se tornado cada vez mais normal e trazendo mais resultados para as empresas.

Saber o problema do seu cliente, o que ele precisa, faz você ter mais chances de oferecer um produto ou serviço que ele irá comprar.

Quem utiliza de softwares que faz um levantamento de palavras-chave que são mais procuradas no seu segmento e com essas palavras produz conteúdos informativos, faz o Google entender que você pode ter a resposta para o que a pessoa procura.

Por exemplo, várias pessoas têm procurado sobre lente de contato para os dentes, e a ferramenta que você usa está te mostrando isso. Com essa informação você pode gerar um conteúdo informativo falando os benefícios e cuidados a serem tomados e quando a pessoa procurar sobre isso no Google ele vai mostrar pra ela que você tem um conteúdo sobre isso.

Durante a pandemia é o momento de inovação para não ficar para trás no mercado e uma das melhores formas é a tecnologia, ela pode ser rica de informações, ferramentas e softwares que vão ajudar a sua empresa no momento de crise.

Mesmo em meio a crise o mercado ainda tem passado por várias inovações, tem empresas crescendo por arriscar no que a tecnologia tem oferecido.

Como Steve Jobs disse, a tecnologia está movendo o mundo, agora cabe os profissionais decidirem se vão aproveitar essa oportunidade ou não.

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal.