Os profissionais de TI são cada vez mais procurados por empreendimentos dos mais variados segmentos, mas ainda assim, há algumas pessoas que não sabem o que essas pessoas fazem.

TI é uma sigla para “Tecnologia da Informação”, um mercado muito amplo e que cresce constantemente. Contudo, ao contrário do que parece, o setor de TI não é importante apenas para grandes empresas.

Na verdade, qualquer negócio que queira se manter competitivo e atualizado em seu mercado precisa implementar essa área. Isso acontece porque a tecnologia é imprescindível para facilitar processos internos.

Ela também aumenta a produtividade e reduz custos, dois objetivos muito almejados por qualquer negócio. A tecnologia avança constantemente e, com o surgimento da computação em nuvem (cloud computing), tudo ficou mais fácil.

As organizações não precisam investir tanto em máquinas caras e de alta performance, pois muitos equipamentos acessíveis são capazes de realizar várias atividades.

Justamente pelo fato da tecnologia estar cada vez mais presente na rotina das organizações, é necessário contar com profissionais que saibam lidar com ela.

Por isso, neste artigo, vamos explicar quem é o profissional de TI e quais são as habilidades mais valorizadas nessa área.

Quem é o profissional de TI

O profissional de TI é responsável por gerenciar as informações da empresa, além de criar e distribuir as redes de computadores, trabalhar com engenharia de software, processamento de dados e com demais assuntos relacionados à informática.

Anos atrás, esse especialista também resolvia problemas técnicos, mas essa habilidade não é mais suficiente porque o mercado evoluiu muito, e a tecnologia gera impactos nas estratégias competitivas da corporação.

Dentro de uma empresa de serviço de cabeamento de dados, por exemplo, esse profissional se relaciona com vários setores e precisa orientar acerca do uso de softwares.

Ele também se responsabiliza pela implantação e administração de sistemas para melhorar as atividades de todos os profissionais.

Justamente por isso, é necessário desenvolver habilidades da área, além de ter conhecimentos sobre outros aspectos, como:

  • Ambiente;
  • Gestão;
  • Estratégia;
  • Processos;
  • Cultura organizacional.

O profissional de TI também precisa estar disposto a acompanhar as constantes mudanças do setor, assim sendo, deve ser dinâmico e dedicado para se atualizar.

Além disso, é crucial que compreenda o mercado da empresa para a qual atua, envolvendo-se no negócio e conhecendo o seu segmento por completo.

É necessário enxergar o todo por meio das ações necessárias para desenvolver softwares e soluções eficientes. Isso requer um pensamento analítico e facilita a identificação de riscos.

Outra característica importante é a criatividade, tendo em vista que as organizações enfrentam constantemente ambientes incertos e complexos. Mas, ao contarem com profissionais criativos, conseguem se adaptar às mudanças facilmente.

Dentro de uma empresa de conserto microfone iphone 7, o profissional de TI também trabalha em equipe, como no caso da gestão de projetos, por isso deve assumir uma postura de liderança.

Por fim, é necessário dominar outro idioma, principalmente o inglês, tendo em vista que os recursos tecnológicos envolvem termos estrangeiros que precisam ser compreendidos.

Conheça as competências mais valorizadas

Trabalhar com Tecnologia da Informação requer o desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para o sucesso profissional, e as que mais se destacam são:

1.    Melhorar a experiência do usuário

Cada vez mais empresas entendem a importância de se preocupar com a experiência do usuário (User Experience, ou UX). Trata-se do modo como os usuários reagem a determinado produto oferecido pela empresa.

O profissional de TI precisa se inteirar sobre o modo como as pessoas interagem com o produto e se encontraram benefícios e limitações.

Um exemplo que ilustra esse cenário é o usuário pode achar o portal muito bonito ao visitar o site da empresa, mas sendo muito difícil de navegar, e essa experiência deve ser levada em conta.

Se o profissional de TI de uma empresa de consultoria tributária e societária prestar atenção a esses aspectos, poderá garantir uma experiência melhor para os visitantes do site.

Ele deve ter empatia para se colocar no lugar das outras pessoas, e a partir disso construir uma solução baseada em suas necessidades.

2.    Saber trabalhar com gestão de projetos

Boa parte dos trabalhos que envolvem tecnologia da informação são projetos, ou seja, são divididos em fases, com começo, meio e fim.

É necessário saber trabalhar com gestão de projetos para ter um dia a dia mais fácil, visto que isso possibilita entender como o projeto caminha e assim se organizar para entregar o que foi definido no escopo.

Isso aumenta a satisfação dos clientes e melhora a imagem da organização. Entretanto, é necessário ter conhecimento prévio sobre o assunto. Se o profissional de TI fizer isso, consegue evoluir na carreira.

Além de obter uma certificação por competência técnico em informática, vai saber lidar com imprevistos, saber gerenciar riscos e com isso tomar decisões mais ágeis e assertivas.

3.    Ser curioso

Bons profissionais de Tecnologia da Informação precisam ser curiosos, pois a curiosidade fará com que busquem recursos diferentes e experimentem opções inovadoras.

É necessário lembrar que esse setor muda constantemente e se aperfeiçoa, e tudo isso é feito por ciclos muito rápidos.

Manter-se atualizado é crucial para identificar novidades úteis para a empresa e que realmente sejam capazes de elevar a performance organizacional.

Uma das formas de manter a curiosidade aguçada é estar presente em congressos e palestras, ler muito, fazer cursos, participar de grupos de discussão e workshops, assistir a webinars, dentre outras opções.

Outra dica é manter contato constante com outros profissionais da área para se inteirar sobre os assuntos do setor.

4.    Saber se comunicar

A área de Tecnologia da Informação envolve muito trabalho em equipe, por essa razão, os profissionais precisam ter a habilidade de se comunicar bem uns com os outros.

Lembrando que esse setor se encaixa como prestador de serviços, ou seja, para entender o que o cliente quer, é fundamental saber se comunicar com ele adequadamente.

Se isso não for feito, a relação pode ser prejudicada e o diálogo fica muito confuso, o que vai prejudicar o trabalho do profissional e os resultados obtidos pela empresa.

Assim, dentro de um fabricante de câmera de segurança com gravação de imagem ou qualquer outro negócio, é necessário praticar para melhorar a comunicação.

Uma das formas de fazer isso é ler muito e além de escrever, e procurar se certificar de que a mensagem será compreendida pelo interlocutor. Mais do que isso, veja se o contexto é interpretado da mesma forma por todas as pessoas.

Evitar ambiguidades é crucial para garantir a compreensão e assim evitar problemas que possam causar retrabalhos.

5.    Ter espírito empreendedor

Os empreendedores enfrentam muitos desafios no dia a dia, pois além de pensarem em algo útil e inovador para a sociedade, precisam lidar com outras questões importantes da empresa, como assistência técnica nobreak.

Da mesma forma, os profissionais de TI também enfrentam desafios, por isso precisam ter espírito empreendedor para encontrar novos caminhos e concretizar os objetivos da empresa.

Em outras palavras, é necessário ser visionário e estar disposto a aprender sobre novos assuntos, uma vez que isso aumenta a competitividade do negócio e enriquece o trabalho de toda a equipe.

Trabalhar com TI e possuir habilidade empreendedora, que garante mais qualidade na entrega do produto ou serviço. O profissional também não tem medo de arriscar e está disposto a aprender tudo o que for necessário para melhorar seu trabalho.

6.    Ter atitude

Pessoas com atitude têm vontade de fazer as coisas acontecerem, como no caso do gestor de uma empresa de rastreamento veicular oculto que é responsável pelo gerenciamento das equipes.

A iniciativa também envolve saber ouvir, afinal, a área de TI cresce muito porque depende de equipes multidisciplinares. Ter atitude e saber ouvir é o que faz o trabalho ocorrer naturalmente, por isso é uma habilidade muito desejada para os profissionais da área.

Eles não podem ter medo de arriscar ou pensar no que outras pessoas podem falar sobre suas iniciativas. É claro que não se deve agir de maneira impensada ou ser hostil com o colega de trabalho.

Estamos nos referindo à confiança e à maturidade para lidar com desafios e não ter medo de mudanças.

7.    Ser focado

Para trabalhar com TI dentro de um distribuidor de impressora termica etiqueta colorida, é necessário ter boa capacidade de concentração, mas o ofício envolve processamento de dados e lógica matemática.

É, portanto, preciso eliminar distrações e dar atenção para o que realmente é importante, mas apesar de ser difícil, essa habilidade faz toda a diferença no resultado do trabalho, pois ele terá mais qualidade e será feito em menos tempo.

Considerações finais

A tecnologia da informação é uma área em constante crescimento e por isso precisa de profissionais que queiram crescer também.

Ela é importante e necessária para os mais diversos tipos de empresa, portanto, quem escolhe esta profissão, sempre terá boas oportunidades de trabalho, principalmente se apresentar as habilidades listadas aqui.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alerta Security